“O protocolo BPA é composto por um conjunto de normas e de procedimentos a serem observados pelos produtores rurais, de forma a garantir a produção de alimentos seguros. Além de respeitar as leis ambientais e trabalhistas, os sistemas de produção têm que proporcionar bons tratos aos animais, assegurar a qualidade do produto, e ser economicamente viáveis.”
Embrapa, Documento 266, Nov. 2019.
A Don Aro recebeu o atestado de adequação ao Programa BPA em 2014, nível ouro. O atestato possui três níveis: bronze, prata e ouro. Fomos a décima fazenda do Brasil a conquistar o atestado, depois de nove propriedades do Rio Grande do Sul e uma de Mato Grosso. Hoje, são 129 propriedades com o atestado BPA:
A implementação do Programa BPA é feita por meio de um checklist que guia o produtor no cumprimento das diversas normas que compõem o protocolo. O cumprimento do checklist pressupõe a adoção de quatro processos: planejamento, organização, direção e controle. Para que uma propriedade esteja integralmente adequada, ela precisa cumprir normas dentro dos seguintes eixos:
- Gestão econômica e financeira
- Função social do imóvel rural
- Responsabilidade social
- Gestão ambiental
- Instalações adequadas
- Manejo pré-abate e bons tratos
- Formação e manejo de pastagens
- Suplementação alimentar
- Identificação animal e rastreamento
- Controle sanitário
- Manejo reprodutivo