Pecuária

Pecuária sustentável de ciclo completo. O gado Don Aro é totalmente verde, alimentado com pastagens de alta qualidade nutricional devido à integração lavoura-pecuária-floresta. O nosso rebanho vive em um ambiente rodeado de amplas áreas verdes, entre matas nativas, vegetação ripária preservada ou recuperada e plantações de espécies nativas e exóticas. Veja por você mesmo no Mapa de uso da terra. Essa combinação de alimento amplamente disponível com ambiente preservado produz animais mais tranquilos e equilibrados.

Reportagem na TV Meridional Band, 07/11/2017 [5:13]

No sistema de ciclo completo, todas as fases da criação dos animais são feitas dentro da fazenda – desde a gestação até o final da engorda. Com isso, nós temos condições de garantir uma produção plenamente sustentável, o que nos rendeu a certificação ouro do programa Boas Práticas Agropecuárias da Embrapa.

Cruzamento industrial. Os nossos bezerros são filhos de fêmeas Nelore e de machos Aberdeen Angus. Esse cruzamento foi aperfeiçoado ao longo dos anos para assegurar um equilíbrio ótimo entre a rusticidade do animal de origem zebuina, o Nelore, e a precocidade do animal de origem taurina, o Aberdeen Angus. Os resultados desse cruzamento são notáveis tanto na produtividade dentro da fazenda quanto na qualidade do produto final.

Em termos de produtividade, a taxa de prenhez por Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) das vacas Don Aro tem girado entre 85% e 95%. Os nossos bezerros são desmamados com X meses e Y arrobas. Os bois são abatidos precoces, com 24 meses e 21 arrobas, e as novilhas também precoces, com XX meses e Y arrobas. Quanto à qualidade do produto, o aproveitamento de carcaça dos nossos animais é de XX% para machos e XX% para fêmeas. E, mais importante do que tudo isso, a carne dos nossos animais de cruzamento Angus com abate precoce é incrivelmente macia e suculenta.

Bem-estar animal. Na Fazenda Don Aro, o trato com os animais segue o mesmo ritmo que o trato com as pessoas. Os nossos treinamentos e regulamentos enfatizam insistentemente uma lida tranquila, sem correrias e sem gritarias. O nosso gado responde às instruções do vaqueiro na base da conversa. As movimentações em larga distância são facilitadas pela existência de corredores que interligam os diversos piquetes ao curral, reduzindo o estresse durante a locomoção. Uma vez no curral, a combinação de design inteligente e ausência de bastões pontiagudos fazem com que os animais cheguem ao corredor e ao tronco com o mínimo possível de estresse.