Agricultura

Agricultura sustentável. A primeira lavoura da Fazenda Don Aro foi plantada em 2010. No começo, a cultura do arroz foi usada para desbravar as terras. À medida que o sistema foi aperfeiçoado, a migração para a cultura da soja, de maior agregação de valor, foi natural.

Reportagem no Globo Rural, Julho de 2016 [13:36]

A nossa forma de plantar se assenta em três eixos.

Pessoas. Os nossos colaboradores são a parte mais importante da empresa. Cada família recebe uma residência para viver de maneira confortável e saudável. Uma cantineira prepara o café da manhã e almoço, servidos na cantina. Os colaboradores são treinados constantemente para se atualizarem no mundo das tecnologias e práticas do moderno agronegócio. Os treinamentos para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante as aplicações de defensivos agrícolas são constantes. Os nossos colaboradores são bem remunerados e recebem bônus de produtividade quando a colheita supera a meta. Saiba mais.

Cuidados com o ambiente. Todos os resídios gerados na propriedade são gerenciados de acordo com um detalhado Plano de Gestão de Resíduos Sólidos. Uma parte é compostada na fazenda, outra parte é descartada no aterro do município de Machadinho d’Oeste, e os resíduos com maior potencial de contaminação são entregues a uma empresa especializada no descarte desse material. A aplicação de agroquímos é feita seguindo as recomendações de frequência e dose, e segundo os protocolos de segurança correspondentes. As áreas que receberam aplicações são identificadas por meio de placas com a data da aplicação e as restrições de entrada. A limpeza dos equipamentos e o descarte dos resíduos são feitos com máximo cuidado e seguindo os protocolos aplicáveis. Saiba mais.

Rotação de culturas. O plantio de culturas anuais tem como objetivo viabilizar a recuperação dos solos com deficiência de nutrientes devido ao pastejo. A lavoura não só permite, financeiramente, a recuperação desses solos como também agrega tecnologias que acabam facilitando a gestão da pecuária. A integração entre lavoura e pecuária produz sinergias que levam o sistema produtivo a um nível mais alto de produtividade e eficiência. Saiba mais neste vídeo (começa no minuto 2:15).